INTEGRAÇÃO SENSORIAL

...
Brena Cuel e Daniela Pogogelski
Data do curso20,21,27 e 28 de Julho
Carga horária30 horas
* Consulte valores abaixo

Curso online sobre INTEGRAÇÃO SENSORIAL com o objetivo de introduzir as bases teóricas que fundamentam a Integração Sensorial. Apresentar as estruturas e materiais que compõem o espaço terapêutico e os ambientes que favorecem a Integração Sensorial. Identificar as disfunções sensoriais que interferem nas atividades cotidianas da criança. Estabelecer os princípios da intervenção terapêutica nos distúrbios de aprendizagem e neurológicos da infância.

Conteúdo
  • Modulo 1: Bases da Integração Sensorial e os Sistemas Sensoriais
    •     Apresentação do curso. Integração Sensorial e a Neurociência: compreendendo a Integração Sensorial como um processo neurofisiológico.
    •      Sistemas Sensoriais e o desenvolvimento humano: compreendendo as bases de formação dos sistemas sensoriais e o impacto no desenvolvimento humano: Sistema Tatil, Sistema Proprioceptivo, sistema Auditivo
    •     Sistemas Sensoriais e o desenvolvimento humano: compreendendo as bases de formação dos sistemas sensoriais e o impacto no desenvolvimento humano: Sistema Vestibular, Sistema Visual e Interoceptivo
  • Modulo 2: Principais problemas de Integração Sensorial e os desafios de participação social
    •     Transtornos de Modulação Sensorial. Compreendendo a modulação sensorial como um processo neurológico; Principais transtornos de Modulação; Dificuldades enfrentadas no Transtorno de Modulação Sensorial
    •     Transtornos de Percepção Sensorial e Práxis. Compreendendo a Percepção Sensorial e impactos no dia a dia; Principais transtornos de Percepção sensorial; O que é Práxis; Principais problemas de Práxis
    •     Problemas de Práxis e o olhar para além da IS, pensando na intervenção. Diferenciando os problemas de Práxis: VBIS, Somatodispraxia e visuodispraxia; Problemas de Práxis no dia a dia: desafios de participação; Avaliação diferencial com comorbidades presentes: crianças com Déficit intelectual, TEA, alterações cognitivas e a Práxis.
Currículo Palestrante
  • Brena Cuel Terapeuta Ocupacional (UFSCAR). Mestre em Terapia ocupacional (UFSCAR). Certificação Internacional em Integração sensorial pela CLASI. Especialização em Saúde Mental Infantil. Especialização em Desenvolvimento Infantil e Intervenção precoce no modelo centrado na família. Especialização em Análise aplicada do comportamento ao TEA. Possui diversos cursos de Integração Sensorial no Brasil, Chile e EUA. Formação em protocolo de avaliação das funções sensoriais em Integração Sensorial nos EUA com Susan Stallings- Sahler (trabalhou com Jean Ayres). Atualmente é sócio proprietária do Núcleo Progressus em Campinas com atendimento especializado em Integração Sensorial. Também atua com supervisão clínica e consultoria empresarial para Terapeutas Ocupacionais na área de Integração Sensorial e transtornos do neurodesenvolvimento. Tem experiência em aplicação de protocolos validados de avaliação e diagnóstico diferencial em transtornos do neurodesenvolvimento, funções executivas no TEA. Daniela Pogofelski Terapeuta Ocupacional formada pelo Centro Universitário São Camilo (2009), Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2016) e Certificada em Integração sensorial de Ayres pela Universidade do Sul da Califórnia atualizada entre 2018 e 2019 contemplando os módulos de introdução, raciocínio clínico, intervenção, desafios alimentares com base sensorial e práticas de IS no contexto escolar. Anualmente acompanha grupos de brasileiros que realização a certificação em modelo online, auxiliando na tradução. Idealizou e realiza a Formação Básica da Terapia Ocupacional aplicada ao autismo, compartilhando conhecimentos sobre estratégias comportamentais e sensoriais. Este curso já conta com tres edições. Os estudos adicionais foram: Aplicação da Integração Sensorial de Ayres em Teleatendimento (CLASI); Prática Baseada em Evidencia (Universidade de Ottawa); PEDI-CAT (Inventario de Avaliação das Incapacidades Pediátricas, adolescente e adultos, Formação para a aplicação do questionário de responsividade sensorial no autismo (CMRS, Gustavo Reinoso, 2021), “Focar nos pontos fortes” raciocínio clinico com Winnie Dunn Em 2020 concluiu Formação básica e em 2021 a Formação Avançada em Análise do Comportamento Aplicada com Prof. Camila Domeniconi (UFSCAR) em parceria educativa para a equipe Interdisciplinar de uma clínica no Grande ABC Paulista. Atua também, desde 2019, como supervisora clínica de terapia ocupacional. Concluiu em 2020 a formação básica e avançada em Supervisão Clinica, Raciocínio Clinico Avançado e Pratica Baseada em Evidencias (Universidade de Ottawa). Participa dos encontros promovidos semanalmente pela ASI WISE. Aprofundou seus estudos com referências no campo da atenção ao TEA, integração sensorial e bebês, participando em 2019 das seguintes formações: AVD´s, Brincar e autismo de Marco Leão; O desenvolvimento da práxis nos bebês e alterações da práxis no autismo de Tereza May-Benson, A pratica e avaliação de bebês com ênfase, todos reconhecidos pela Associação Brasileira de Integração Sensorial (ABIS) e pela CLASI. Previamente, entre 2012 e 2019 idealizou e compôs o time formativo para os profissionais que atuam no SUS, com formações direcionadas a estimulação a e acompanhamento do desenvolvimento dos bebês na primeira infância. Iniciou em 2012 a atuação com crianças na inclusão escolar. Atuou ao longo de 12 anos com bebês, crianças e adolescentes com alterações no desenvolvimento ou sofrimento psíquico e dificuldades alimentares utilizando estratégias sensoriais e comportamentais. As formações que estão em andamento em 2023 são: MSc em Práticas Avançadas em Integração Sensorial pela Universidade de Ulster e CLASI. Em 2020 iniciou a formação no Modelo Denver de Intervenção Precoce em Autismo (Early Start Denver Model) com Sally Rogers, pelo Instituo MindSet, na Universidade do Sul da Califórnia, Pós-Graduação em Analise do Comportamento Aplicada e Preparatorio para a Certificação QABA. Fundou e dirige a Sensory House, um workspace colaborativo para profissionais que atuam no campo do autismo e da infancia. Supervisiona clinicas e profissionais nas regiões do Grande ABC, São Paulo, Osasco, Mogi das Cruzes, Lins, e Guarujá.
Valor do curso
  • Inscrição
    R$100
  • Até 05/05
    R$1380
  • Após 05/05
    R$1420

Valores para pagamento à vista. Opções de parcelamento: em até 3x no boleto ou depósito / em até 10x pelo PagSeguro (com acréscimo). Consultar valores por e-mail.

Observações
  • Público alvo: Profissionais e acadêmicos de Terapia Ocupacional.
  • Desconto para grupos a partir de 3 pessoas, estudantes e ex alunos da IDEAL. Consulte os valores por e-mail ou whatsapp.
  • Curso online e ao vivo. As aulas serão gravadas e ficarão disponibilizadas no período de 1 mês após o curso.
Instruções para pagamento
  1. Após o preenchimento dos dados, enviar e-mail com a forma de pagamento pretendida (à vista ou parcelado). O pagamento poderá ser realizado por PIX, depósito/transferência ou boleto, a depender do acordo realizado por e-mail.

    Para pagamento via PIX ou depósito/transferência, utilizar os dados bancários abaixo e enviar o comprovante por e-mail (idealqualificacaoemsaude@gmail.com).

    IDEAL ORGANIZACOES DE EVENTOS LTDA - ME
    CNPJ: 20.692.132/0001-39
    Banco 077 - INTER
    Agência 0001
    Conta 10282885-7
    PIX CNPJ: 20.692.132/0001-39

  2. Sua vaga só será reservada após o pagamento da taxa e sua inscrição será efetivada após o pagamento integral do curso e envio dos comprovantes por e-mail.
  3. Para inscrições em grupo, o pagamento deverá ser feito em conjunto (à vista ou parcelado), ou seja, em um mesmo PIX, depósito/ transferência ou boleto.

* Qualquer dúvida, este é o nosso whatsapp (16) 98875-6563.